Foto: Renan Mattos (Diário)
Descontos são em variados setores e cada estabelecimento faz o calendário das campanhas de promoções
As festas de final de ano mal passaram e as lojas partem para as liquidações em busca da queima de estoque. Os estabelecimentos seguem calendários próprios, com descontos que são ofertados por poucos dias ou até o mês de janeiro inteiro. As liquidações são nos mais variados setores e abrangem móveis, vestimentas, eletroeletrônicos e calçados. O Diário percorreu a Rua do Acampamento e encontrou algumas lojas com promoções.
Petrobras reduz preço da gasolina ao menor valor desde setembro de 2010
A Eny Calçados organizou o Janeiro Laranja com ofertas de até 70% de descontos em sapatos, sandálias, chinelos e outros itens selecionados. As linhas infantil, feminina, masculina, boutique e esporte entram na liquidação e a dica é procurar as etiquetas laranjas nos produtos.
Já a Deltasul optou por ter muitas promoções em poucos dias. Gerente de uma das lojas, Anderson Rodrigues conta que a campanha começou na quinta-feira e encerra neste sábado. São produtos selecionados, com descontos e condições especiais. O estabelecimento vai atender das 8h30min às 19h, nesta sexta, e até as 18h, no sábado.
A loja de vestuário América também está com preços especiais até amanhã. O gerente, Washington Moreira, conta que os produtos foram remarcados e estão com até 80% de desconto. A ideia é abrir espaço no estoque para produtos novos e também chamar mais clientes para a loja.
- É bom para nós e para os compradores. Neste momento, também aproveitamos para tentar fidelizar o cliente. Sabemos que é mais trabalho, porque para arrecadarmos um bom valor, temos que vender mais, mas é um bom momento para a loja - diz Washington.
Contrato de aluguel do terreno onde Havan vai ficar prevê abertura todos os dias
A ideia da gerência deu certo, pois a funcionária pública Vera de Lima, 61 anos, passeava pelo Centro e, ao ver a vitrine estampada com cartazes de promoção, decidiu entrar e conferir os preços. Ela conta que não procurava nada em especial, mas estava dando uma olhada "para não perder uma boa oferta".
CASA NOVA
Enquanto Vera aproveitava para garimpar itens, o militar Candido Gorosito, 41, e a autônoma Veridiana Figueiredo, 39, investem nos primeiros dias de liquidação para comprar móveis e eletroeletrônicos que vão montar a casa deles em Santa Maria. Chegados há cerca de duas semanas de Roraima, os dois estão mobiliando toda a casa e conseguem preços mais camaradas com as liquidações no comércio.
Candido diz que além de pegar as promoções, faz os pagamentos à vista para pechinchar mais desconto e revela que a tática está dando certo:
- Conseguimos economizar de R$ 100 a R$ 300 por item. Está valendo a pena conferir as promoções e fazer os pagamentos em dinheiro.